Reações

Hoje foi dia de encarar mais uma ultrassonografia da mama, com frio na barriga, rezando pra não ser nada além dos meus benignos cistos de sempre.

Ultra feita, fui imediatamente encaminhada para a sala de raio x para uma outra mamografia, porque a densidade da mama não permitia uma clara visualização (detalhe, foi exatamente por isso que eu fiz a ultrassonografia, porque a mamografia anterior não foi suficiente). Obviamente, parei na porta e disse que não poderia, já que havia acabado de descobrir que estava grávida. Olhos arregalados me encararam descrentes. A mocinha foi checar com a responsável (ouvi risos!) e voltou dizendo que tudo bem, eu não precisava fazer e poderia retornar para a clínica internacional (tudo isso num very broken english). Voltei  para a clínica, onde tive minha consulta com minha nova GP (que me pareceu bem ignorante). 

Contei pra ela o motivo de eu não ter feito a mamografia e naquele momento, ela congelou atônita por alguns segundos. Após se recompor, insistiu, disse que a radiação era mínima e que não afetaria o bebê, mas, ao ligar para o departamento de raio X, eles disseram que não iriam fazer, porque seria somente por desencargo de consciência já que todos os cistos aparentes eram benignos.

A GP ficou então olhando pra mim speachless e eu perguntei: você não vai pedir um beta HCG pra confirmar a gestação? 

– Ah, você quer fazer o exame? posso prescrever…

(oi? como assim “você quer fazer o exame?”?)

Como vi que daquele mato não sairia cachorro, passei pra ela uma listinha de testes sanguíneos que eu precisava fazer por conta do Sjogren. Ela, lendo, pareceu bem ignorante. Copiou os nomes dos exames e preparou o pedido.

Aproveitei a consulta para perguntar se era seguro continuar tomando meu flaxseed oil 3 vezes por dia e ela, literalmente, me respondeu: “não sei”. Veja bem, isso num dos hospitais universitários mais bem conceituados do país.

Já descrente, perguntei sobre que suplementos eu deveria tomar, citei ácido fólico e vitaminas pré-natal e ela fez cara de paisagem. Acho que ainda estava em choque, com cara de boba. Muito annoying.

Insisti, perguntei qual a dosagem de ácido fólico seria adequada pra mim (over 40, sjogrens syndrome…) e ela me respondeu o que? “Não sei”. Ainda teve o desplante de perguntar para a residente que assistia a consulta se ela sabia qual a dosagem de ácido fólico é aconselhada para grávidas. A residente, que estudou na Alemanha, também não sabia. 

Tá certo, elas não são ginecologistas, mas na Austrália, os GPs acompanham a gestação até o fim do segundo trimestre. Como na Coréia, uma GP não sabe sequer a dosagem de ácido fólico recomendada para gestantes?

Já sem ar, perguntei se eu deveria tomar vitamina prenatal e ela respondeu com uma cara de totalmente perdida no espaço: “pode ser”. Ao que eu perguntei, sei lá porque, “você sabe me indicar alguma?”. Adivinha qual foi a resposta?

Anyway, no apagar das luzes, ela quis marcar uma consulta com a ginecologista do hospital, ao que eu disse “não, obrigada”.

Fui embora ser espetada e fazer xixi no potinho. Acho que pelo menos os exames eles fazem direito, né?

O impressionante é que eu só tive o resultado do exame de urina. O beta HCG só Deus sabe quando. 

Mas as reações não param por aí…

À tarde, fui a minha consulta na clínica de medicina tradicional coreana fazer minha acupuntura. Obviamente, tive que contar pra ele também. 

A reação?

Quer saber mesmo?

Uma gargalhada! Uma não, duas! Ou três.

Ele não se conteve e após arregalar os olhos, soltou um riso tao alto que ecoou nos corredores. Respirou um pouco e de repente soltou outra risada. Tenho quase certeza que rolou uma terceira.

Fora isso, nenhuma outra reação ou comentário.

Veja bem como é a vida, uma mulher de 40 ao contar que está grávida, em vez de receber os parabéns, recebe cara de choque ou gargalhada ou as duas coisas. 

Esses nove meses serão longos. Mas se Deus quiser, com um outcome positivo. #muitarezanessahora

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s