Japão – dia 5: Kyoto e Tokyo

Último dia em Kyoto. Amanheceu chovendo aquela chuvinha fina que dura o dia inteiro.

Fizemos o checkout às 10 da manhã, guardamos nossas malas no locker na estação de trem (tudo muito “mudernu”) e, como bons turistas, não nos deixamos intimidar pela garoa. 

IMG_2302

A primeira parada, depois de comermos um lance no Starbucks (não sou fã, nunca vou, mas resolvemos ceder ao pedido dos meninos, afinal eles também são filhos de Deus e apesar de às vezes reclamarem um pouco das andanças sem fim, têm se comportado bem), foi o templo Higashi-Honganji, quase em frente ao nosso hotel. Lugar que o Nick está pedindo pra ir desde que chegamos aqui. 

IMG_2389IMG_2388IMG_2385IMG_2387

O templo é lindo, extremamente bem conservado e gratuito.  Não sei porque não é considerado um local de grande interesse. Vai entender. Para acessar a parte interna, é necessário tirar os sapatos (que são colocados em sacolinhas para levar conosco). O piso é tão limpo que chega a ser prazeroso caminhar com os pés descalços. Você não sente nenhuma poeirinhha, impressionante. E no altar? O piso brilha. Infelizmente não se pode fotografar a área interna dos templos, então o registro ficará guardado apenas na memória. 

Sentamos para assistir um pouco do culto (?) que estava terminando e apreciar o entorno. Tudo tão lindo. 

IMG_2321

Acabamos ficando mais tempo que o previsto, nem tanto pelo tamanho do templo, mas por causa da chuva que apertou. Vimos “fiéis” entrar e sair e concluímos que, pelo visto, trata-se de um templo mais ativo e menos turístico mesmo. 

Saindo de lá, caminhamos atéeeeee o Nijo Castle, um castelo lindo que este ano comemora 150 anos de sua última restauração. 

IMG_2379IMG_2391IMG_2390P1100470IMG_2392IMG_2393

Lá também só se pode acessar a parte interna sem sapatos, que são deixados na entrada, em escaninhos.

O interior do castelo é lindíssimo. Os detalhes no teto, os países pintados… muito interessante conhecer um pouco da história e da evolução do castelo. Os temas pintados mudaram com as épocas e o último tema era um retorno à moda mais antiga. Mostra que ser vintage tá na moda não é de hoje 🙂

Infelizmente, não se pode fotografar dentro do castelo. Mais uma lembrança que ficará registrará apenas na memória. 

Engraçado foi ver algumas placas traduzidas pra o inglês, chinês, coreano e, atenção: português! Fiquei intrigadíssima. 

IMG_2325

Mas o melhor mesmo era a tradução de alguns avisos para o inglês. Divertidíssimo 🙂

IMG_2333

Na volta do Castelo para a estação, resolvemos não sacrificar os moleques e pegar nosso primeiro taxi no Japão: pagamos o equivalente a 15 dólares por um percurso de menos de 10 minutos. Fiquei chocada! Pelo menos, o taxi é confortável e cheiroso (ao contrário dos taxis na Coréia, rs).

IMG_2345

De volta à estação, pegamos nossas malinhas nos lockers, compramos nossas passagens de Shinkansen (trem bala) para Tokyo e embarcamos 10 minutos depois. 

Detalhe é que tem trem bala partindo a cada 10 minutos, o dia inteiro. É muita eficiência. 

IMG_2346IMG_2348

Compramos passagens para assentos não reservados no trem normal e achamos espetacular. Muito espaço e super confortável. Muito melhor e mais conveniente  que viajar de avião. 

Chegando a Tokyo, me senti a provinciana. Que cidade!

IMG_2357IMG_2398

Quando colocamos o pé fora da Tokyo station, meodeos, que visual! O anoitecer estava lindo e as luzes nos prédios já começavam a criar aquela atmosfera de noite na cidade grande. Me deu até um frio na espinha. 

Chegar no hotel, apesar de ser bem fácil, não foi tão trivial. Erramos o sentido do trem e pegamos o mais lotado (com kids e malas). Saltamos 3 estações depois pra mudar de sentido e sem querer saímos da plataforma. Tivemos que comprar outros 4 tickets. Pelo menos, o trem no sentido certo estava bem vazio. Descemos 4 estações depois e andamos uns 800 metros até nosso hotel. 

Detalhe: descobrimos depois que poderíamos ter saltado em outra estação e pegado o bus do hotel. Fuen fuen fuen. Definitivamente não estamos acostumados a esses “luxinhos”. Somos geração Airbnb, DIY, se vira nos 30 😛

Mas por falar em hotel… 

IMG_2472

Um luxo. 

Nunca pensei em vir a Tokyo, imagina vir a Tokyo e ficar num hotel bacanudo?  Os meninos ficaram como Pinto no lixo rsrsrs

Pijamas, pantufas, roupões, camas confortáveis, uma vista fenomenal e quarto super espaçoso. Nem parece Tokyo. E ainda tem a cerejinha do bolo: um smartphone para usarmos livremente durante nossa estada, completamente free of charge. Subimos na vida 🙂

IMG_2406IMG_2405

Terminamos o dia jantando num indiano a 200m do hotel, um pé sujo maravilhoso. Você entra, escolhe seu prato, paga na vending machine, entrega o ticket pro cozinheiro e aguarda. Comida muito saborosa e bem servida. O melhor indiano da minha vida. 

IMG_2362

A única parte ruim (bem ruim) dessa viagem é que fui obrigada a mudar drasticamente minha alimentação, o que desencadeou instantaneamente uma prisão de ventre daquelas de antigamente. Estou há 6 dias sem ir ao banheiro. Pareço estar grávida de 6 meses 😦 Impressionante como manter uma alimentação balanceada é fundamental pro meu bem estar. E olha que nem to comendo glúten, mas o excesso de arroz branco e a carência de fibras e vegetais estão acabando comigo.

Alguém vai ter que fazer um detox sério quando voltar pra casa.

 


Impressões sobre Kyoto:

  • Silêncio nas ruas – as pessoas não conversam, cochicham, especialmente nas regiões residenciais;
  • vending machines em toda parte – só passa sede quem quer;
  • as pessoas usam bicicleta como meio de transporte
  • nos prédios, as varandas são usadas como área de serviço para secar roupa
  • Cebolas penduradas na frente das casas 
  • Cidade densa, mas com muito mais casas e edificações baixas
  • Cidade extremamente limpa e organizada
  • Vendedores muito sorridentes e gentis 
  • Não se come nas ruas, nem nos transportes públicos 
  • Não se fala no telefone nos transportes públicos
  • Transporte público caro, porém maravilhoso
  • Green tea sob todas as formas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s