Bolo de fubá com gostinho de infância

Eu, como costumo dizer, sou carioca da gema, da clara e da casca, entretanto, meus avós maternos e paternos, apesar de terem vivido a maior parte da vida no Rio, são de origem mineira, sô! E toda minha família antes deles também é, logo, o sangue que corre nas minhas veias vem lá das Minas Gerais, onde, todos os anos eu dava uma passadinha, às vezes de uma semana, às vezes de um mês inteiro. E todas as vezes tinha bolo de fubá. Tá, em casa também tinha bolo de fubá, na casa da minha avó paterna também (na da avó materna tinha outras mineirices, como bolo de aipim, canjica doce, canjiquinha…hummm), mas pra mim, bolo de fubá, ou melhor, broa, como chamam os mineiros, lembra minhas férias na fazenda. Broa, pra mim, tem sabor de infância e traz à tona aquelas memórias que aquecem meu coração.

Lembro que na casa da minha bisa, era um entra e sai o dia inteiro  e Dona Niquita, como era conhecida, tinha sempre um pedaço de bolo saído do forno e um cafezinho passado na hora no coador de pano, servido com leite ordenhado naquela manhã. Os bolos e broas da minha tia-avó Stella tinham um sabor especial, sabor de férias.

Noutro dia, tava fazendo um bolo de banana pro Vivi, quando me bateu uma vontade louca de comer uma broa fresquinha. Não pensei duas vezes e, enquanto o bolo de banana estava no forno, preparei rapidamente a massa da minha broa.

Não vou dizer que ela tem aquele mesmo gostinho da que minha tia-avó fazia, mas uma coisa é certa, ela sempre me remete a minha infância 🙂

Se você quiser provar, anota aí (é sem glúten e sem lactose):

INGREDIENTES:

– 2 ovos;

– 1/4 de xícara de óleo de abacate extra virgem;

– 3/4 xícara de açúcar demerara;

– 1 xícara de fubá;

– 1/3 de xícara de farinha de arroz integral;

– 1 xícara de leite de coco;

– 1 colher de sobremesa de fermento em pó;

PREPARO:

Bata os ovos levemente (à mão mesmo), acrescente o óleo de abacate, o leite de coco e o açúcar e misture bem. Acrescente o fubá, a farinha de arroz integral e o fermento e misture novamente. Você pode acrescentar 1 colher de sobremesa de erva-doce (eu não tinha em casa), fica ainda mais saboroso. Leve ao forno pré-aquecido 180C por 30 minutos, ou até passar no teste do palito.

Dizem que fica uma delícia acompanhada de um cafezinho.

Mas ó,  cuidado para não comer tudo de uma vez.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s