Eu, a Coréia e a industria de beleza

Não é novidade que os produtos de beleza coreanos estão entre os melhores do mundo (há quem diga que são os melhores!), mas nem só de produtos de beleza vive uma Coréia. A industria de beleza é vasta, clínicas e mais clinicas de estética se espalham pela terra do kimchi. Procedimentos cirúrgicos chegam a ser banais: plástica no nariz aos 15 anos, nos olhos aos 18… mas não é apenas isso.

Coreana que se preza passa por procedimentos estéticos periodicamente, está sempre em dia com pele, depilação, cabelo… Difícil competir, rs

Só saem de casa maquiadas, o que para a carioca aqui é impossível de atingir. Carioca tá sempre queijadinha de praia, lava os cabelos todos os dias (porque no Rio não dá pra fazer diferente) e sai de casa com eles ainda molhados, porque ninguém merece ficar secando as madeixas todo santo dia.

Mas aqui a coisa é diferente… Neste um ano e meio aqui, nunca, nunquinha, vi uma coreana de cabelos molhados na rua, nem no dia de verão mais escaldante. Sem maquiagem então, esquece. Acho que elas preferem nem sair de casa, rs

Pra não dizer que coreanas nunca saem de casa “fora do esquema”, quando são forçadas a fazê-lo, se disfarçam. Estava conversando noutro dia com uma amiga coreana que morou muitos anos no Brasil, quando ela me conta: De manhã, como é muita correria pra levar as crianças no colégio, as mães entram no carro de pijamão mesmo, só que com um hobby por cima. Prendem o cabelo, colocam óculos escuros, permanecem dentro do carro, largam as crianças no drop-off area e, de maneira nenhuma, fazem eye contact. Cabeça baixa para não ser reconhecida, a mãe coreana entrega a criança na escola e volta pra casa para se arrumar. Eu, como não costumo levar os meninos na escola, nunca notei, só sei que na hora de buscar, estão todas impecáveis. Cabelos tratados, pele reluzente e roupa, por mais simples que pareça, impecável. Aliás, é engraçado como é diferente, nos corredores de uma escola internacional, uma coreana básica de uma estrangeira básica. Em geral, a coreana básica é aquele fake básico, sabe? É como elas se esforçassem para ficar impecáveis sem parecer que houve esforço. A make-up é natural, os cabelos naturais, a roupa despojada (exceto no inverno, quando tiram do armário a coleção de casacos de pele). Mas não fazem pose esnobe, entende?

Mas vamos ao ponto, porque a intenção deste post era contar sobre como ando me relacionando com a indústria da beleza coreana… coisa que eu ainda não fiz (já viu que o post vai ser longo, né?)

Eu, ao contrário da turma das expatriadas, tô bem  atrasada no quesito “corre para aproveitar as vantagens de morar na Coréia” e só este mês fiz meu debut numa clínica de estética, veja você. Não porque eu ache que não precise – imagina! Mas por um misto de preguiça de começar e medo de viciar, rs

Mas acabei de vendendo e indo me iniciar na depilação a laser, um sonho antigo, rs. Meia-perna, axilas e buço. Queria fazer também coxa e virilha, mas resolvi não me empolgar muito logo de cara. Baby steps… até porque, virilha aqui é caríssimo! Não faz parte da cultura (nem biquini as coreana usam). Estrangeiras que já foram à sauna coreana (onde a mulherada fica como veio ao mundo), conta que é a visão do inferno, rs

Enfim, fui fazer laser e saí de lá, pasme, com botox (fiz o laser também).

Como assim, Erica?

Ah, fui com duas amigas. Uma que já tá letrada nos paranauê todo e outra iniciante, como eu, que já chegou logo “botocando”. Fui na onda, bem tipo Maria vai com as outras mesmo, rs.

A sessão de laser foi tranquila até demais. Tirando o buço que dói um pouco por ser uma região pequena e necessitar de aplicações pontiuais, pernas e axilas foi um passeio no parque.

Depois, fiquei na sala de espera aguardando o tal do botox, confesso, com um certo medonho de levar, literalmente, injeção na testa.

A amiga letrada nos paranauê foi primeiro. Poucos minutos depois voltou com a cara toda empolada (mais parecia que havia sido atacada por um enxame de abelhas africanas) e os olhos arregalados dizendo: “putz, doeu muito dessa vez! a doutora tinha a mão pesada!”. Gelei. “Não quero mais, desisti!”

Mas a secretária ignorou solenemente e me encaminhou para a salinha do procedimento.

Lá estava eu, tensa, toda travada, querendo gritar, sair correndo, chamar a minha mãe.

Notei que várias ajudantes entraram na salinha, tipo, pra dar uma olhadinha na estrangeira escandalosa (ver-go-nha) e, de repente, a tal secretária chega com um ice pack dizendo assim: “coloca esse icepack na testa. Isso ajuda… (pausa de 2 segundos) um pouquinho” e, dando aquele sorrisinho cretino, sai da sala. Fiquei uns 5 minutos com aquele gelo na testa e não adiantou na-da. Finalmente chegou a doutora, assim meio apressada, afinal, isso é procedimento de 2 minutos e eu tava armando um circo.

A ajudante mandava eu relaxar os músculos (como, Meu Deus??? Se minha amiga tinha acabado de sair de sala com a cara todo pipocada e rindo de dor?!). E ó, não tem essa de esperar a paciente se acalmar, não. É um, foi, três, foi! A maldita lascou umas três injeções na testa e outras duas em cada canto dos olhos (tô chutando, tá? tava tão tensa que não saberia dizer se foi uma ou se foram 10). Pareciam picadas de abelha (nunca fui picada por abelha, mas deve ser assim). Quem, em sã consciência, paga para levar picadas de abelha???

Passado o pânico, sinceramente, acho que nem é tão dolorido assim (todo mundo faz, né?), mas entrei tão tensa, tão travada, que acabei fazendo uma tempestade em copo d’água. Tipo, que dói, dói. Mas não é tãooooo doído assim.

O fato é que saí de lá, também parecendo ter sido atacada por um enxame de abelhas africanas.

Na consulta, eles avisam que você só começa a ver os efeitos botox após uma semana. Dependendo da área, até duas semanas. Depois disso, se não ficar da maneira que vc esperava, você pode pedir um retoque. An-ham… pode deixar que vou voltar lá pra retocar, sim. Já tô até lá, não tá vendo? :0P

Pra piorar um pouquinho, nos 3 dias seguintes ao procedimento, tive uma dor de cabeça infernal e um enjoo que não me largava. No primeiro dia, até ânsia de vômito tive. Atribuo isso a minha tensão pré-injeção, já que nenhuma das amigas teve absolutamente nada.

Amanhã, completará três semanas desde que fiz o tal do botox e, claro, não vou querer retoque nenhum!

Se eu gostei do resultado? Sinceridade? Não tenho certeza.

Acho que, no futuro, se um dia acordar corajosa, refaço os pezinhos de galinha (do lado dos olhos), mas na testa, mermão, não vai rolar novamente, não, rs. Primeiro porque foi o que mais doeu (acho), segundo porque, pasme, estou sentindo falta de ser capaz de levantar uma sobrancelha só (expressão tão característica  da Erica intrigada). Não sei explicar direito, mas acho que muito embora o botox tenha ficado bem sutil, eu que sou dona de expressões faciais de impacto, perdi um pouco de mim. Perdi, mas descobri que não ligo pra perfeição facial. Não me deixa mais feliz, ou segura, não fazer marquinhas na testa quando faço cara de surpresa. Só arregalar os olhos e levanta sutilmente as sobrancelhas definitivamente não é suficiente pra mim. Não faz justiça a minha personalidade, rs. Preciso do pacote completo.

Mas valeu a experiência.

Passadas essas quase três semanas, notei que o pelos das axilas são praticamente inexistentes após apenas uma sessão. Já os das pernas… acho que vai precisar das 5. Buço não sei dizer ainda, porque os pelos são muito fininhos…

Na primeira semana de abril, terei a próxima sessão de laser, desse eu não abro mão, porque esses pelos não me pertencem, rs quero liberdade para ir e vir de saia no verão sem ter que me preocupar com depilação – tudo pelo fim dessa escravidão!

Em tempo: já to planejando meu próximo procedimento estético: microblading – porque minhas sobrancelhas há muito não são as mesmas….Em breve, relatos sobre uma nova experiência. #belezaartificial 😂


A foto em destaque foi feita pós botox. Será que dá pra notar a diferença? 😛

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s