Férias: o começo – paradinha em Beijing e a geração Airbnb

Faz quase 6 anos que estivemos na China por 2 semanas. Aquela viagem foi ótima, ficamos num hotel legal, numa boa localização, fizemos passeios interessantes, conhecemos diversas facetas chinesas. Foi nossa primeira viagem a quatro e muito embora Nickito não tivesse nem um aninho ainda, foi uma viagem relativamente fácil (apesar do metro incrivelmente lotado que pegamos uma ou duas vezes). Mas tudo era novidade, tudo era divertido, até mesmo o metrô lotado, as criancinhas fazendo suas necessidades em qualquer lugar, o vendedor ambulante que tentou nos dar o troco em outra moeda, ou mesmo as incontáveis vezes que tivemos que parar para posar pra fotos.

IMG_3027

Desta vez, não viemos aqui propositalmente, tampouco para passear, nossa parada em Beijing foi culpa da Air China que cancelou nossa conexão pra Moscow, nos obrigando permanecer 24h em solo chinês, até o próximo vôo no dia seguinte.

Pois bem, uma viagem que havia começado tranquila com absolutamente tudo dando certo, teve esse pequeno contratempo chinês, que apesar de breve, certamente ficará na memória. Por quê? Pela extrema precariedade, rs

Nunca na história desta família, houve tanta precariedade em 24 horas de viagem, rs

O voucher:

No momento em que fomos atendidos no guichê da Air China, me deu um frio na barriga. Pela cara e disposição dos atendentes, dava pra saber que o que viria dali não seria boa coisa. E não foi mesmo. Aguardamos por uns minutos até que um carinha, com muita má vontade, veio nos conduzir até o ônibus. E quando eu digo má vontade, I mean it. Parecia que ele estava nos pagando para nos fazer um favor.

IMG_3030

O transporte:

Senti falta das galinhas e cabras, porque todo resto me fez sentir num daqueles pau de arara, que nem sei se ainda existem. Fomos os últimos a entrar no ônibus do hotel. Era velho e tava lotado. Tão lotado que não tinha mais espaço pras nossas malas que nem eram tantas (duas grandes e duas pequenas). Uma teve que ir ao lado do motorista, já que até o corredor estava cheio de bagagem. Por sorte, havia 2 lugares apertadonhos (mal cabia as pernas) lá no final, que dividi com os meninos. O marido foi em pé mesmo. Precariedade mode on! No caminho até as poltronas os meninos distribuíram sorrisos e  hi5 (não é piada). Várias pessoas viraram de lado só pra ficar de frente pra família olhuda e poder nos observar melhor. Estávamos no meio de uma excursão de chineses do interior. Me senti um mico leão dourado no zoológico sendo observado. Chegando ao destino, não conseguimos sair do ônibus, antes dos meninos posarem para várias fotos.

IMG_3031

O hotel:

Assim que entrei no ônibus, sabia que tipo de hotel nos aguardava, mas quando chegamos vi que era ainda pior (Nossos amigos da excursão não concordam comigo, certeza, já que se acabaram de tanto tirar fotos na frente do hotel). Tudo aqui é velho, até mesmo as slippers de plástico pros hóspedes. O quarto tem um cheiro ruim e o banheiro é encardido, com os rejuntes amarelados, sabe? O carpete dá novinho de pisar descalça, a cama é de mola velha.

O jantar (buffet safado nível maximo):

A fome ajudou (ou atrapalhou?) porque se eu não estivesse faminta, não teria encarado a gororoba. Arroz, chicken nuggets (oi?), batatas, pepino e alface cozido. Ah, tinha também um outro treco branco que não identifiquei e um ovo mexido com um treco preto. Pensa num jantar 5 estrelas. Tira 10 estrelas. Foi mais ou menos isso. Até o suco era aquele de avião e, atenção, veio na caixa. No final, descobrimos que existia a opção a la carte, mas era tarde demais.

O café da manhã (buffet safado nível maximo plus):

O café da manhã consistia de ovos cozidos, salsicha esquisita, arroz e um objeto amarelo não identificado. Nem arriscamos, melhor jejuar rsrs.

Mas tudo nessa vida tem seu lado positivo, e o dessa parada forçada em solo chinês foi ver a alegria estonteante do caçulinha.

Nick ficou numa euforia tão grande que mais parecia piada. “Obrigado, obrigado, obrigado!! Esse hotel é awesome!!! Super fancy!!! Adorei muito!!!!”, ele falava enquanto pulava de contentamento.

Nick é criança de Airbnb, viaja o mundo de casa em casa. A última vez que ficou num hotel, era muito pequeno para se lembrar. Pra ele, este hotel de corredores infinitos e encarpetados, com salões gigantes, cheios de mesas e cadeiras forradas é o reflexo da riqueza hahaha O bichinho ficou tão feliz que pediu pra passar uma semana aqui: “pretty please!!!!”

Só rindo pra não chorar, rsrs

Bom, finalmente é hora de seguir viagem. O tempo aqui nesse hotel parece passar 3 vezes mais devagar, rsrs

Que comecem as férias!

Em tempo: Estamos agora no aeroporto, aguardando para embarcar para Moscow. Mas não sem antes comentar a saga do ônibus transfer (aka pau de arara) que nos trouxe do hotel até aqui.

Estávamos no saguão do hotel quando nosso transporte chegou. Éramos meia-dúzia de famílias em pé próximo à porta do hotel, quando o ônibus modelo 88 parou em frente. Não me pergunte como, mas surgiu uma multidão de chineses, que saíram sei lá de onde, e passaram nossa frente na cara dura, ocupando completamente o porta-malas do ônibus. Parecia uma colônia de formigas agitadas. Não conseguimos colocar nossa bagagem no ônibus, nem entrar nele. Tivemos que esperar pelo próximo. O impressionante é a total falta de respeito pela ordem de chegada. A galera empurra, passa por cima e passa à frente mesmo. Parecia cena de filme, daquelas que você vê e acha um exagero. Mas não é. Por fim, pegamos o ônibus seguinte que foi bem mais vazio. Ônibus este, note bem, que businou feito um louco antes de atravessar o trilho o trem, como se este pudesse parar pro ônibus passar. Terra de loucos rsrs

PS . Post escrito no iPhone #sóparaosfortes. Como não trouxe laptop, todos os posts serão assim #émuitavontadedepostar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s