Há vida após o inverno – sobre os eventos primaveris no colégio dos meninos.

Quando saímos da Austrália, prometi aos meninos que tentaria me voluntária para atividades na escola nova. Entretanto, só agora, nos últimos meses do ano letivo, consegui cumprir o prometido. Foram longos meses de muita cobrança, mas meu estado de espírito não me deixava fazer valer minha palavra.

Até que o inverno se foi e levou com ele a neblina que encobria minha vista e a tristeza que inundava meu coração. Sim, winter blues existe. Não é frescura, juro.

Comecei a me voluntariar para os passeios e a aparecer mais no colégio. E olha que, morando longe como a gente mora (de ônibus é cerca uma hora pra ir e outra pra voltar), só com muito amor no coração para atender um evento de 20 minutos, hein!

Mas sabe de uma coisa, vale a pena. A infância é uma fase que passa tão rápido, que eu  preciso me dar esses momentos de presente. Sim, me dar. Eles acham que tô fazendo isso por eles, mas não, é por mim mesmo. É daqueles egoísmos de mãe, sabe? Tudo o que fazemos por eles, na verdade estamos fazendo por nós mesmos, porque não há absolutamente nada no mundo que nos deixe mais feliz do que a felicidade dos nossos rebentos. Eu sempre me derreto com os sorrisos espontâneos dos meus moleques.

Anyway, tem sido bem interessante notar como, muito embora ambos vivam me pedindo para ir aos passeios do colégio, meus dois moleques reajem de maneiras tão diferentes a minha presença.

Vivi, faz o estilo cool, acha legal eu estar lá, quer que eu esteja lá, mas não me dá muita bola, tipo, segue interagindo com os amigos como se eu lá não estivesse. Mentira, pela maneira como ele olha pra mim quando os amigos estão fazendo alguma bobeira, tenho certeza que ele se comporta mais quando eu estou por perto. É aquele olhar buscando aprovação/reconhecimento “olha como eu sou bom menino, mamãe”, sabe?

Nickito, por outro lado, senta ao meu lado no ônibus, anda o tempo inteiro perto de mim e faz questão de interagir comigo e me trazer para a interação com os amiguinhos.

Tá, é óbvio que tem o fator idade, o Vivi tem 9 e o Nickito tem 6, mas tem muito do fator personalidade aí também.

Claro que eu não espero que o Vivi, aos 9 anos, escolha sentar-se ao meu lado no ônibus em vez de ficar com a galera lá atrás, mas eu tenho certeza que o Vivi de 6 anos não seria diferente. Ele sempre curtiu ser cool pro mundo lá fora, então, apesar dele ser um bom menino em casa, gosta de manter a pose pros de fora.

Abraçar na rua, não sem antes dar uma olhadinha em volta, rs Mas tudo bem, não dá pra reclamar. Contanto que ele continue fazendo questão que eu vá até o quarto dele toda sente noite dar good night, beijinhos e abraços, tô feliz 🙂 Acredite, ele é mais carinhoso do que parece.

Já o Nickito, com toda a carinha de cute-cute, com todo jeitinho sweet, em casa dá um trabalho danado. Don’t get me wrong, ele é really sweet, mas só quando quer. Quando dá a louca (pelo menos uma vez a cada 2 dias), sai de baixo porque o bichinho é terrível. Mas deixemos isso para um próximo post.

Por ora, tô bem feliz que consegui começar a cumprir minha promessa de ser mais participativa na escola. Tão feliz, que considero até me disponibilizar para  uma posição “oficial” no grupo de mães representantes/ajudantes. Meu medo é o inverno chegar e eu ficar novamente sob a influência do winter blues que amarra minhas pernas e braços. Ai ai…

Enfim, vamos aos highlights 🙂

1- Todo ano rola student-led conferences, onde cada aluno faz uma apresentação pros pais contando sobre os cursos, mostrando a escola, etc… Claro que a parte que eles gostam mais é de mostrar a área de esportes, né? 🙂

IMG_1424IMG_1427IMG_1433

2- Minha Primeira field trip foi ao Gyeongbokgung Palace, com a turma do Vivi. Apesar das crianças serem relativamente bem comportadas, confesso que foi tenso ficar responsável por um grupo de 5. Especialmente porque tive que me concentrar muito para não confundir as meninas do meu grupo com as de outros grupos. Aí você fala: “ai, Erica, tá querendo dizer que coreano é tudo igual? Que feio!”. Bom, não é que seja tudo igual, mas as meninas são bem parecidas. Minha tática era focar nas mochilas e bonés, em vez de nos rostos, até porque, uma das meninas do meu grupo tinha uma irmã gêmea (tá bom pra você? hahaha).

Mas no fim das contas, o passeio foi bem divertido, apesar da tensão e das crianças não estarem muito empenhadas em fazer o que deveriam (croquis da arquitetura do palácio). Por incrível que pareça, o Vivi foi o que mais se empenhou – talvez pelo fato de ter a própria mãe monitorando o grupo, rs

IMG_1968IMG_1974IMG_1992IMG_1993IMG_2019

3- Na sequência, teve passeio da turma do Nick, ao Museu da Criança, lugar que fomos visitar logo em nossos primeiros dias de Coréia. Na época, Nickito não se emocionou muito com o lugar, não, mas dessa vez, parecia pinto no lixo. Visitou todas as áreas e se esbaldou com a turma. A falta que faz ter amiguinhos junto… A farra é sempre melhor em conjunto, rs

Meu grupinho era muito fofo, as crianças super boazinhas. Uma das meninas, a Jeynah, insistia em agarrar o Nick, rs Muito engraçado ver a reação de desconforto dele, rs

IMG_2216IMG_2255IMG_2267IMG_2276

4- O Spring Concert do Vivi foi muito fofo. Fico me babando toda cada vez que meu nem tão pequeno ganha uma part at the Concerts 🙂 Desta vez, ele narrow um trechinho do concerto, entre uma música e outra.

P1080662IMG_2329

5- International Bazaar é um evento anual que celebra as diversas nacionalidades presentes na escola. Começa com uma parada (da qual os meninos não quiseram participar), onde os alunos carregam as bandeiras de seus países de origem e se vestem também de acordo. Além disso, há uma série de food trucks com comidas típicas e rola também um monte de brincadeiras, dentre as quais amais popular é a water gun fight. Os meninos, claro, saíram de lá completamente ensopados.

E ainda teve a certinha do bolo, graças ao Bazar, conhecemos mais 3 brasileiras gente boa (na barraquinha de feijoada): a Juliana, a Jasmin e a Renata.

IMG_2406IMG_2394IMG_2397

6- Mais uma field trip da turma do Vivi, dessa vez ao museu de ciências(?), onde eles aprenderam sobre o céu, os planetas e as constelações. O ponto alto desse passeio foi a hora do almoço: picnic no gramado em frente ao museu. O sol estava uma delícia, o céu azulzinho e a brisinha morna estava perfeita 🙂 Tá, acho que as crianças gostaram mesmo foi de brincar no parquinho, rs

IMG_2458IMG_2471

IMG_2894

IMG_2489

IMG_2494

7- Field Day é o evento mais esperado do ano (e só acontece no final dele, rs). Trata-se de uma gincana super animada, onde a cor vencedora ganha privilégios tais como não usar uniforme em dias selecionados, por exemplo. Os meninos, tadinhos, são da turma verde que ficou em último lugar este ano – fuén fuén fuén. Neste dia eu não consegui estar lá, então peguei as fotos das mães que se voluntariaram 🙂 Ficou faltando foto do Nickito – é por essas e outras que eu tenho que estar presente nesses eventos, senão não tenho fotos pra guardar de recordação 😛

IMG_2507IMG_2502

8- Publishing day: O primeiro foi em novembro, se não me engano, então eu perdi (culpo a depressão do inverno!), mas no segundo eu fui e foi tão fofo 🙂

Os alunos escolhem um dos livrinhos que escreveram ao longo do semestre para apresentar, os pais vão de mesa em mesa, lendo os livros e deixando recadinhos para as crianças. Uma fofura!

Uma amiguinha do Nickito escreveu sobre o Brazil. Nickito disse que foi ele quem forneceu todo o material pra ela e eu acredito! Tinham coisas tais como “no Brasil as pessoas pobres moram em morros”, ou “tem muito ladrão”, “comidas populares são churrasco, pão de queijo e bis” hahaha

O Nickito mesmo resolveu escrever sobre a Austrália. Justo, né?

IMG_2516IMG_2517

9- No último dia de aula, as crianças trazem pra casa os trabalhinhos, provas e também os livros e cadernos. Os do Vivi estavam uma verdadeira bagunça, mas apesar disso, a avaliação dele nos testes gerais estavam ótimas comparada com outras dentro da própria escola e também entre as outras escolas internacionais. Mas claro que o prêmio que ele ganhou foi de figura da turma, né? O que mais poderia esperar desse rapaz falante e metido a comediante? 🙂 “For always keeping the class laughing!”

IMG_2677

10- Para encerrar os eventos do ano letivo, a formatura do Nickito no Kindergarten (que é o Prep daqui). Aí você me pergunta “de novo, Erica?” Sim, de novo.

O bichinho teve a formatura do Kinder na Austrália no final de 2015 (Kinder na Austrália é o pre-Kinder aqui), Começou o Prep em 2016, mas por causa da mudança de hemisfério, foi forçado a recomeçar o Prep (que aqui chamam de Kinder – que confusão, rs), ou seja, foram 18 meses de Kinder/Prep na cabeça. Em agosto, ele, finalmente, começa o first grade.

Ao chegar no colégio, ele me pediu que comprasse um buquê de flores pra dar pra ele ao final do evento 🙂  Tem como  negar?

A formatura em si foi uma lindeza, me emocionei all over again. Pensando bem, valeu a pena ter duas formaturas, porque essa foi completamente alto nível, com direito ao Nickito fazendo um (kinda) solo em uma pedaço de uma das músicas. Coisa mais fofa 🙂

Ao final do concerto, Nickito fez absoluta questão de tirar uma foto com a assistente da professora, a Ms. Kim, que ele ama de paixão – não é por menos, ela é tão sweet!

E o Year Book que eles ganham no final do ano, peloamor? Acho que isso é coisa de escola americana, né?

Ah, preciso dizer que o prêmio que o Nickito ganhou foi o de responsabilidade?

IMG_2695fullsizeoutput_1298

IMG_2700IMG_2701IMG_2710IMG_2726IMG_2730IMG_2734IMG_2739IMG_2743IMG_2744IMG_2746IMG_2749

Ufa, post gigante. Isso porque só ilustrei os highlights dos últimos eventos do ano. Ô escola pra ter evento!

Agora é abraçar as férias e aguardar o próximo ano 😉

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s