A Poluição – porque nem só de flores vive a primavera coreana

Todo mundo sabe que toda moeda tem dois lados, né não? A primavera não é diferente. Tem o lado lindo, glamuroso, maravilhoso, estonteante, mas também tem o lado negro da força. E não estou nem falando da onda de pólen que desencadeia minhas alergias, porque eu tava tão carente de ver flores que ataque de espirros primaveris me faz sorrir.

O lado ruim da primavera aqui na Coréia é o que vem junto com ela, algo que de colorido não tem absolutamente nada, de perfumado muito menos.

Falo do pacote: poluição exagerada + poeira do deserto.

Olha, não é moleza não, hein. Sinceramente, há dias em que me pergunto se é melhor enfrentar a friaca ou assistir a primavera pela janela, refugiada em casa, escondida da poluição lá fora que, gente, tá sinistra.

Temos tido dias muito bonitos, mas às vezes é impossível aproveitar. Dá pra sentir na garganta, no nariz, na pele, no cabelo. Dá pra sentir na cabeça.

Noutro dia, ainda no início da primavera, Nickito, que estava ansioso por um picnic, ficou chupando dedo, tadinho. Não havia a menor condição de passar o dia no parque.

Além disso, por causa da poluição, volta e meia, entro num processo que, a principio, parece uma gripe, mas é, na verdade, a crise alérgica mais brava da minha vida. Tosse, garganta muito ruim, coriza infinita, nariz entupido, muita dor de cabeça, fadiga… uma tristeza.

São as mazelas da primavera coreana.

Dia desses, o PM10 chegou a 340 e o PM2.5 estava em 275. No colégio, as crianças não puderam sair pro pátio na hora do recreio, nem abrir a janela do carro, no caminho de volta pra casa. E por falar em janelas, só agora começamos a abrir as daqui de casa com mais frequência, até meados de maio tinham sido apenas 3 vezes. Contadas.

Desabafo feito, vou partir. Volto quando tiver historinhas legais e fotinhas bonitinhas da nossa vida feliz 😛


Detalhe besta é que minha última crise alérgica já me acompanha há mais de uma semana e não tá nem um pouquinho divertido. A esperança é que as chuvas veraneias (que dizem existir, rs) limpem o ar para quando voltarmos de férias, lá pro final de julho. Por enquanto, estou em contagem regressiva para nosso mês na Zoropa, onde o ar é puro : faltam 15 dias!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s