Cineminha

Ir ao cinema costumava ser uma atividade corriqueira pra gente. Pelo menos uma vez na semana, lá estávamos nós na fila da pipoca – já que os ingressos comprávamos online.

Chegando aqui, surgiram alguns obstáculos:

1- Os filmes – Não me pergunte porquê, mas os filmes demoram horrores para chegar aqui (aliás, é muito comum eles reprisarem filmes de 2, 3, 4 anos atrás!). Ou seja, às vezes passam-se semanas até conseguirmos pegar um cineminha em família;

2- Os ingressos – é praticamente impossível comprar na hora e os sites são quase todos em coreano e os que oferecem a opção de menu em inglês, muitas vezes não funciona no celular, só no computador (aliás, temos certeza que poderíamos estar pagando menos pelos ingressos, se soubéssemos ler um coreano básico);

3- A língua – “Ah, mas os filmes não são legendados? Basta ignorar a legenda, ué?” É, até seria. Porém, desde que chegamos aqui, cinema é programa restritamente familiar, ou seja, só assistimos filmes próprios para criança, dos quais a maioria é dublado. Faz sentido, né? Afinal, assim como meus pequenos  não querem ficar lendo legenda em inglês, os coreaninhos também preferem assistir na língua deles;

Um bom prenúncio de que o filme está em inglês é a ausência de criancinhas coreanas ou a presença de criancinhas estrangeiras. Mas confesso que sempre fico meio tensa até o filme começar, achando que seremos surpreendidos por uma dublagem em coreano.

Um dia aconteceu.

Faz uns meses já, quando Smurfs 3 finalmente estreou aqui e os meninos estavam ansiosíssimos para assistir. Maridinho, como de costume, comprou os ingressos online e lá fomos nós para a fila da pipoca.

Abre parêntese. Aliás, outro detalhe, além de haver outras guloseimas bem peculiares como lula frita, polvo empanado, etc,  uma coisa bem característica aqui é a variedade de sabores de pipoca. Além das tradicionais salgada e doce (note que a doce é muuuuuuito mais popular, afinal, tudo nessa terra é adocicado), tem também de manteiga, de cebola, queijo… há as pipocas premium de marshmellow com chocolate, sour cream, caramelo… Fecha parêntese.

Comprados nossos baldes de pipoca, entramos na sala, daquelas com a tela mega monster (porque os Smurfs merecem, rs) e dessa vez, não sei porque, não fiquei nem um pouco preocupada com a possibilidade do filme não estar em inglês. Como até então nunca tinha acontecido, acho que relaxei. Relaxei tanto que nem me toquei que estávamos cercados de coreaninhos. Relaxei tanto que o filme começou, os Smurfs começaram a falar e eu não notei, não achei nada estranho (acho que sou do tipo que demora uns minutos para engajar no filme, rs), até que os meninos viram pra mim, com cara de choro e falam: “tá em coreano!” o-oh…

Saímos da sala e fomos até o guichê tentar trocar os ingressos para uma sessão in English, mas NÃO HAVIA NENHUMA SESSÃO IN ENGLISH. Mas como estamos na Coréia e não no Brasil, a mocinha nos reembolsou o valor dos ingressos sem nem perguntar nada. Ponto pra Coréia.

Saímos de lá com dois baldes de pipoca e duas crianças frustradas, mas pelo menos não saímos de lá no prejuízo. E note que eles não teriam que nos reembolsar, já que nós é que não prestamos atenção na hora de comprar os ingressos que estavam claramente marcados como “dublado”. Mas como disse, isso é Coréia e não Brasil.

É dose não entender a língua viu?

Mas apesar de alguns contratempos, de um modo geral conseguimos nos virar bem com a linguagem universal dos gestos e as duas ou três palavras que conseguimos falar. O povo aqui tem boa vontade, ao contrário de muitos brasileiros que acham que turista tem obrigação de aprender o português básico antes de colocar os pés no Brasil.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s