Uma tarde no hospital

img_0443

Não, não fiz nenhuma cirurgia, não fui internada, estou bem. Beeeeem abalada com o custo da minha tarde no hospital.

Há duas semanas, fui ao hospital, por conta de uma dor de cabeça muito forte que eu achava ser por causa dos óculos que me foram prescritos ainda na Austrália. A GP que me atendeu, após uma longa consulta, me encaminhou para o oftalmo (por conta da dor de cabeça) e para o reumato (por conta do Sjogren).

Hoje fui lá. E voltei para casa US$ 3 mil mais pobre. Sério, ficaria mais barato pegar o avião e dar um pulo em Melbourne, onde eu não pagaria exame nenhum.

Como assim, Erica, o que você fez lá? Passei a tarde brincando de ir ao oftalmo (acho que falei com umas 4 enfermeiras/assistentes diferentes antes de falar com o médico mesmo), emendei numa consulta com o reumatoide (só queria/precisava checar meu nível de ferritina!!) e encerrei minha glamurosa visita, fazendo exames de sangue, urina e raio x dos pulmões (tudo por conta do Sjogren). Não, mentira, ainda precisei marcar outros exames que precisavam ser feitos em jejum e uma nova consulta ao oftalmo (desta vez por conta do Sjogren e não da minha dor de cabeça).

Pois bem, lembram que eu, logo antes de sair da Austrália, fui ao oculista (minha GP achou que não era necessário ir ao oftalmo, um oculista era suficiente) e o bonitão me prescreveu um par de óculos? Então, paguei mais de AU$400 por uma coisa que não preciso at all! Sério, poderia ter comprado dois pares de sapatos lindos ou duas bolsas, até mesmo uma poltrona nova, mas não comprei um óculos que eu não preciso!

Após vários exames, conversa e ter meus óculos testados, veio a confirmação da minha suspeita: “claro que você estava tendo dores de cabeça fortes, esse grau é muito forte pra você e o motivo é simples: você não precisa de óculos, nem para perto, nem para longe”.

Sabe aquele momento em que você não sabe se ri ou se chora? Pois é. Me deu muita raiva. Raiva do oculista vendido que deve receitar óculos para a maioria dos pacientes. Raiva de mim, por não ter seguido meu instinto (antes de concluir a compra), nem a obviedade (nos primeiros dias de uso): caramba, cada vez que eu colocava os óculos, o mundo não ficava mais nítido, mas aumentava. E muito. Isso não podia ser normal.

– Mas doutor, se eu não preciso de óculos, porque não consigo mais ler por muito tempo, tampouco passar horas a fio trabalhando em frente ao computador?

“Ora, paciente, porque a vista de todo mundo vai deteriorando com o tempo, especialmente se você trabalha em frente ao computador. Só que isso não significa que você tenha que usar óculos agora. Significa, sim, que você precisa fazer vários intervalos durante o dia, e permanecer por algum tempo sem forçar a vista, ou seja, não vale assistir TV (fácil!), nem ficar no celular (difícil) durante os períodos de pausa. Seus olhos precisam descansar, simples assim.”

E ainda completou: “Hoje, você não precisa de óculos para nada, mas daqui há 5, 6 anos, é quase certo que começará a precisar, porque com o tempo, se os intervalos de descanso tiverem que ser maiores e você começar a perder a nitidez da visão, aí sim, vocês terá que ter as vistas reavaliadas. Até lá, descanse as vistas.”

Aí eu te pergunto: dá pra confiar nisso? Andei lendo sobre esta condição (presbiopia) e estou com “a orelha atrás da pulga”.

Que dia, viu! 😦

Bom, amanhã tenho mais exames me aguardando e também uma nova consulta com o oftalmo. Em duas semanas, terei os resultados dos exames e uma nova consulta com o reumatoide.

Oremos com força.


Em tempo: acho e só acho que ao ter minha situação resolvida junto ao plano de saúde que temos aqui, veremos pelo menos parte desse dinheiro de volta. Oremos(2).

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s