Uma tarde com a família na Ikea de Seoul: programa de índio

img_9835

foto nada a ver com o post, só mesmo pra mostrar que não comemos mais usando pratos e talheres descartáveis 😛

Gente, peloamor! Se ir à Ikea aqui em Seoul durante a semana já é um Deus nos acuda, calcula o que é fazê-lo no fim de semana, ou no feriado? O tumulto começa antes de chegar lá, ainda no trânsito! Enche tanto, que não há vaga que chegue e as pessoas estacionam do lado de fora, em qualquer espacinho que encontram.

Manja trânsito em direção à Região dos Lagos? É mais ou menos isso.

E, uma vez dentro da Ikea, a sensação é de estar seguindo um procissão. Não adianta querer se apressar, passar a frente, porque é uma verdadeira manada que caminha no mesmo ritmo pelo showroom.

E quando você acha que o pior já passou, você vai em direção ao estoque para pegar seus móveis e nota que as pessoas comportam-se da mesma maneira que o fazem no trânsito: não existe deixar uma pessoa atravessar. A galera liga o piloto automático e vai. Se eu fosse ficar esperando a educação alheia, não teria conseguido ir se um corredor ao outro, porque ninguém tá nem aí! Uma verdadeira selva e salve-se quem puder!

Eu, acostumada à educação australiana, onde a cortesia impera, tenho achado bem difícil lidar com o jeito coreano de ser. Às vezes, a sensação que dá é que eles realmente estão ligados no automático, como robôs programados para chegar em seu destino o mais rápido possível, ou seja, sem olhar pros lados. E para eles, isso é tão normal, que não se chateiam se você (no caso eu), cansada de esperar uma oportunidade de “cruzar a pista”(nos corredores do estoque da Ikea), fecha os olhos e se joga com tudo, porque é exatamente isso que eles fazem e que esperam que você faça. É o padrão, o normal.

Não curti.

Na Austrália, sempre que íamos à Ikea, levávamos os meninos para comer lá mesmo (nós achamos a comida bem ruinzinha, mas eles curtem), então, os pobrezinhos estavam esperando o treat ao final das mais de 3 horas lá dentro. Treat que não rolou, porque só de olhar pra muvuca, me dava claustrofobia. Nem precisamos explicar, a imagem era auto-explicativa.

Infelizmente não pude tirar uma foto para ilustrar este post, mas não faltará oportunidade. Muito ainda há de ser comprado (para meu desespero) e como não conehcemos absolutamente nada aqui e tampouco falamos (ou lemos) a língua, Ikea it is. Inclusive, até mesmo os coreanos, quando perguntamos onde comprar móveis, nem pensam, indicam logo a Ikea, que abriu as portas aqui no ano passado, ou então comprar online. Mas infelizmente, comprar móveis online não é uma opção e os motivos são dois: os sites são em coreano e só aceitam cartões coreanos.

Aliás, isso me faz lembrar que ainda não temos cartão coreano, porque não temos conta em banco coreano, porque não recebemos nosso alien card, e o fato de não termos cartão coreano, nos faz pagar uma taxa nada amiga, cada vez que passamos nosso cartão australiano, seja para pagar uma conta, seja para sacar dinheiro. Ou seja, desespero define.

Enfim, amanhã chega mais uma remessa da Ikea aqui em casa. E lá vamos nós montar móveis novamente.

Se Deus quiser, nossas coisas vindas da Austrália serão entregues em duas semanas (chegam no porto depois de amanhã) e aí sim, a “diversão” começa!


Em tempo: Fomos para a Ikea de taxi e pagamos 20 dólares. Na volta, o taxista malandro pediu 40 (de novo!), mas nóis num é besta, então saímos da baia dos taxis e fomos pra rua, onde encontramos um que ligou o taximetro e no fim das contas pagamos menos de 20.

PS. nada a ver com o assunto, mas lembrei agora: Não existe chai latte nesta terra!! Aqui eles tomam chá preto com leite (quente ou frio). Que decepção! Tinha até comprado um frother pra fazer meu chai latte cremoso, mas vou ficar só na vontade 😦

Custava a T2 abrir uma loja aqui?

Pelo que entendi, o forte aqui são as infusões herbais e não são para qualquer paladar, não. Oh well… uma hora a gene se acerta com essa vida nova.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s